A febre do álbum de figurinhas chegou na sala de aula e o Colégio João XXIII aproveita de forma lúdica, criativa e pedagógica o interesse das crianças pelo ato de colecionar. “Incentivar este momento de troca e de pertencimento ao grupo é muito importante, principalmente, no 1º ano”, acredita a coordenadora Ianne Ely Godoi Vieira.  

Em sintonia com o cenário esportivo, onde a Copa do Mundo de Futebol Feminino e a Copa América são destaques, o álbum "Somos todos 1º ano" recriou a ideia das figurinhas com os rostos dos craques. Para a surpresa dos colecionadores, os adesivos trazem as fotos dos colegas de turma e as páginas contam um poucquinho dos 55 anos da Escola.  

Três vezes por semana, novos envelopes, desenvolvidos pelas crianças do turno integral Joãozinho Legal, são entregues aos estudantes, que rapidamente localizam a posição da colagem. As figurinhas são coladas em ordem alfabética, detalhe importantíssimo para quem está em pleno letramento. 

A ideia, pensada pelas professoras regentes, pelos professores especializados, e pela equipe do Laboratório de Tecnologias, possibilita o envolvimento com o letramento a partir de um outro viés. “A iniciativa reflete a proposta de alfabetização da nossa Escola, que considera contextos reais de leitura e de escrita, a reflexão sobre o alfabeto e o repertório de nomes do grupo”, diz Ianne.