O encantamento das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio João XXIII durante a visitação da “Mostra de Colecionadores”, em agosto, fez com que as professoras organizassem uma exposição na qual os pequenos fossem os protagonistas. A “1ª Mostra Mirim de Colecionadores”, entre os dias 2 e 6 de setembro, aconteceu na etapa e seguiu com a proposta de investigar brincadeiras que atravessam gerações e potencializam os estudos na área da Matemática. 

Cada pequeno colecionador organizou sua coleção e partilhou informações sobre ela com os colegas de série. Além dos conhecimentos matemáticos, “a iniciativa proporciona trocas incríveis sobre organização, cuidado e valores que ultrapassam medidas matemáticas e chegam ao campo dos sentimentos”, comenta a professora do 1 ano Bárbara Durgante. 

O trabalho segue agora com a coleção da turma, proposta que envolve os estudantes em um processo de votação e montagem de uma coleção temporária.

Sobre a Mostra de Colecionadores 
Pelo segundo ano consecutivo, as famílias do 1º ano do Ensino Fundamental foram convidadas para expor suas coleções. A atividade, no Recanto do Bougainville, no dia 21 de agosto, foi aberta para a comunidade escolar, na entrada e na saída do turno da tarde.