A fim de incentivar a leitura e tornar as crianças protagonistas de suas aprendizagens, a professora Bárbara Durgante, do 1º D, organizou um sarau na Biblioteca do Colégio João XXIII quando os estudantes leram trechos de seus livros para os colegas.

Toda a turma está se envolvendo como leitores ou ouvintes. As crianças interessadas em ler para os colegas sobem no palco montado especialmente para o momento. Intitulada de “Um livro para meus amigos”, a atividade teve início em 13/9 se estenderá por algumas semanas até que todos os inscritos participem. 

Para cada nova história, um novo cenário é preparado com a colaboração da família. Bastante feliz, a professora comemora: “Até pouco tempo atrás muitos estavam conhecendo o alfabeto”. Para ela, a atividade vai além de estimular a leitura e o prazer de ler, “trabalha a expressão oral, o falar em público e o comprometimento com o trabalho”, afirma.

Uma das leitoras, a aluna Maria Clara Paes, conta que escolheu o livro “porque acho que ele é legal para contar - não foi muito fácil apresentar, mas foi legal”, sorri.

Tudo começou no 1º semestre, quando Bárbara propôs que cada criança trouxesse um livro para emprestar para um colega. “No início do ano, percebi que eles queriam trazer livros dos seus acervos para serem lidos. Fizemos então a atividade “Um livro para um amigo”, onde cada criança escolheu uma história que gostaria de recomendar para um colega. Eles se envolveram muito e até embrulharam para presente”, lembra Bárbara. De tão bacana e envolvente, a professora planejou mais esse momento, que foi “encantador”.

Agora, em aula, os estudantes estão anexando "Fichas de Controle" nos livros apresentados e começaram uma rodada de empréstimos entre eles!