1º ano faz festa do caderno em casa

Mesmo com toda a tecnologia disponível, o caderno é um símbolo da vida escolar. Para o 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio João XXIII, o primeiro caderno é motivo de festa e, também, de troca com as famílias, que colaboram com fotos e mensagens de incentivo às crianças.  Este ano, em razão do isolamento social, a esperada festa do caderno foi diferente e em casa. Famílias voluntárias do 1º ano entregaram o material, entre os dias 24 e 28 de agosto, na casa de cada estudante. Batizada de “Entrega com afeto”, a iniciativa fez parte da programação dos 56 anos do Colégio João XXIII. 

Desta vez, além de ser um passo a mais rumo à alfabetização, o material tem a finalidade de amenizar, pelo menos um pouquinho, a saudade da Escola e dos amigos. “Além desse importante enlace afetivo, os materiais ajudarão no desenvolvimento e na qualificação das atividades domiciliares”, diz Melissa Klein, coordenadora pedagógica do 1º ao 5º ano. “Foi emocionante do início ao fim. Desde a chegada do material pelas mãos de uma família tão especial até a felicidade do reencontro com o material deixado na Escola. O caderno foi uma grande surpresa. O rostinho da Luiza se iluminou com a descoberta da foto e das palavrinhas simples que usei para descrever as ilustrações do desenho que fiz“, conta Ana, mãe da Luiza da 1F.  “Muito obrigada pela organização desse presente tão especial”, finaliza. 

A logística de entrega envolveu profissionais da Escola, familiares e representantes das turmas, que, numa rede colaborativa e afetiva, ficam responsáveis pela entrega. O envolvimento da comunidade nessa entrega nasceu de um desejo explicitado no Conselho Deliberante, de maior parceria das famílias nas ações do Colégio durante o período de pandemia.