No Colégio João XXIII, o “7 de Setembro” é tema de reflexão para além das aulas de História. Escola humanista e inovadora, o João aproveita a data histórica para contextualizar o momento atual do país em diferentes componentes curriculares. Na disciplina de Arte, por exemplo, o 9º ano criou releituras para a bandeira do Brasil. Batizada de “Através do olhar artístico e reflexivo – 9º ano e a bandeira nacional”, a exposição fará parte da Mostra Cultural, marcada para novembro. 

Antes de colocar a mão na massa, cada turma, estimulada pela professora Cláudia Lottermam, refletiu sobre a importância deste símbolo e a realidade política do país. “A ideia era de que as releituras tivessem alguma interferência dos estudantes, podendo ser algo relacionado à política ou não”, explica a professora. A maior parte das produções recriou bandeiras pertinentes ao momento político do Brasil. 

O trabalho é apenas um exemplo da abordagem consistente, planejada e conectada ao currículo realizada pelo João XXIII. Para Cláudia, a possibilidade de usar a arte como ferramenta de reflexão e análise histórica é importante. “Hoje em dia usamos pouco a arte como instrumento e ela é fundamental”, disse a professora.