O projeto “Astronomia: Um mundo muito além do nosso planeta”, conduzido pela professora de Física Marina Valenzuela, possibilita ao 9º ano do Ensino Fundamental aprendizagens e vivências únicas. A observação noturna do céu, na terça, 9/4, está entre as experiências que ficam marcadas para os estudantes do Colégio João XXIII. “Nunca tinha feito nada parecido. Achei muito interessante e estudar com os colegas fica mais fácil e divertido”, diz o estudante Rodrigo Pereira. 

Reunido na quadra de piche, o grupo utilizou quadrantes, planisférios, luneta e laser verde para contemplar o céu e observar tudo o que foi falado até agora sobre constelações, fases da lua e eclipse. “Junto com as explicações da Marina conseguimos ver bem direitinho as constelações Órion, Cão Maior e Cruzeiro do Sul, a Lua e suas crateras e os satélites artificias que estavam no céu naquele momento”, explica Marcela Robaina, do 9º ano. “Foi uma atividade linda e o tempo ajudou”, comemora a professora Marina. “A localização do João é privilegiada e colabora para uma boa observação”, completa. 

A observação propõe, ainda, um desafio aos jovens: o de não usar o celular, já que a luz do aparelho atrapalha a contemplação, “um bom exercício no meio de uma rotina intensa”, fala Marina. 

Projeto “Astronomia: Um mundo muito além do nosso planeta” – criado em 2016, o projeto relaciona conceitos de diferentes áreas. Física, Matemática, Geografia e História estão na lista de componentes curriculares que podem ser estudadas a partir da astronomia.