O Comitê de Governança está chamando os pais, mães e responsáveis pelos estudantes e os profissionais  da Fundação e do Colégio para participarem da discussão sobre possíveis modificações no funcionamento e na composição do Conselho Deliberante.  

A presidente da Fundação Educacional João XXIII e coordenadora do Comitê de Governança, Laura Maria da Conceição Eifler Silva, encaminhou mensagem na última sexta-feira a todos os pais, mães e responsáveis, e profissionais que atuam na Fundação e no Colégio. Junto com a mensagem foram encaminhados os textos das modificações já aprovadas no Estatuto e no Regimento Interno que servirão como base para a continuidade dos trabalhos.

O Conselho Deliberante é o órgão maior de gestão da Fundação Educacional João XXIII, mantenedora do Colégio João XXIII. É integrado por pais, mães e responsáveis eleitos —  um titular e suplente eleitos por turma do Colégio.

O processo de discussão sobre os itens que afetam o Conselho Deliberante marca a continuidade dos processos de avaliação do funcionamento da Fundação realizado por toda a comunidade escolar. O novo Planejamento Estratégico iniciou a ser trabalhado no início de 2016 com o acompanhamento da Diretoria Executiva da Fundação e do próprio Conselho, e a partir de maio deste ano transformou-se no Projeto 2023.

Sugestões - As sugestões de modificações no Estatuto Social e no Regimento Interno sobre o Conselho Deliberante serão recebidas na Secretaria da Fundação, mantenedora do Colégio João XXIII, até o dia 26/10, por e-mail (.) para serem apreciadas pelo Comitê no encontro marcado para o dia 29/10.

Modificações - Informou a presidente da Fundação, Laura, que já estão sendo consideradas pelo Comitê as necessidades de modificações já citadas em workshops do Planejamento Estratégico já realizados, entre os quais: a necessidade de qualificação dos conselheiros, a definição se o Conselheiro deve ou não representar a turma pela qual foi eleito; se o Conselho deve avaliar os trabalhos da Direção Geral do Colégio; se o pai, mãe ou responsável deve ter preparação específica para poder ser eleito Conselheiro, entre outros temas. 

Participação - A Laura convida ainda os interessados no “processo de construção coletiva de qualificação da gestão administrativa e pedagógica da instituição” para que participem das reuniões do Comitê de Governança, que se realizam todas as segundas-feiras, às 7h40min, na sala 201. Os interessados devem confirmar a presença com antecedência em contato com a Secretaria da Fundação. (E-mail informado acima ou pelo telefone 51/3235-5029). 

Vigência - Para entrarem em vigor, todas as modificações do Estatuto Social e Regimento Interno aprovadas no Conselho Deliberante ainda deverão ser analisadas na Procuradoria de Fundações do MPRS e registradas em cartório. 

Abertas - O Conselho Deliberante realiza as reuniões abertas à comunidade escolar todas as últimas terças-feiras de cada mês ou extraordináriamente, quando necessárias.