Coordenados pela equipe técnica pedagógica, os professores de Matemática e Língua Portuguesa estão envolvidos em estudos e discussões buscando avanços e inovações no currículo e nas práticas pedagógicas.

No grupo de estudos da disciplina de Matemática, salientamos o trabalho de Maria Aparecida Maia Hilzendeger, professora há 21 anos, um exemplo de como os docentes do João priorizam e aperfeiçoam a sua formação acadêmica. Cida, como é chamada, participou do IX Seminário Temático - O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: Estudos Históricos Comparativos, realizado em julho, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 2009, a professora participou como colaboradora de um grupo de estudos matemáticos com outros pesquisadores gaúchos. O grupo elaborou uma detalhada pesquisa do Movimento da Matemática Moderna no Rio Grande do Sul, tendo como foco a formação de professores.

Ao ler o artigo Considerações Acerca da Matemática Moderna no RS, a professora confirmou o reconhecimento do João XXIII. "Em 1967, duas escolas de Porto Alegre foram pioneiras ao desenvolver experiências com a Matemática sob um eixo moderno. Uma delas era o João XXIII, o que registra o interesse da Escola pela inovação da aprendizagem e do conhecimento."