Aulas em ambiente virtual do Colégio João XXIII

Prezada Comunidade!

Desde segunda-feira (16/3), quando o Comitê de Gestão Covid-19, formado por representantes da comunidade escolar deliberou sobre a suspensão das atividades escolares como medida preventiva de contágio do Coronavírus - em consonância com as determinações de órgãos governamentais - as equipes diretiva, técnica, docente e de apoio pedagógico-administrativo do Colégio João XXIII vêm trabalhando intensamente no estudo e planejamento de abordagens educativas alternativas em ambientes virtuais, para serem  desenvolvidas com nossas crianças e jovens, durante o período de fechamento da Escola.

Em 18 de março, o Conselho Estadual de Educação, através do Parecer 01/2020, normatizou que a situação de pandemia provocada pelo Covid-19 enseja uma situação emergencial, que conduz à possibilidade de substituição das atividades presenciais por atividades domiciliares admitidas para o cômputo do calendário letivo 2020.

Nessa perspectiva, informamos que, a partir da próxima segunda-feira (23/3), o trabalho pedagógico desenvolvido pela Escola se traduzirá numa nova forma de interação cotidiana entre educadores, crianças, jovens e famílias, através do uso das tecnologias digitais.

Sabemos que a experiência de convivência escolar continuará sendo insubstituível. Com certeza, ela representa o valor maior em termos de aprendizagem social e humana que o ambiente escolar proporciona. No entanto, enquanto comunidade educativa, temos clareza de que, neste  período de excepcionalidade, em prol da saúde individual e coletiva, nos mobilizamos em busca de alternativas possíveis e criativas que assegurem às nossas  crianças e aos nossos jovens o acesso a espaços e a tempos educativos alternativos, em que o aprender e o ensinar sejam conjugados numa nova dimensão, capaz de  transpor o necessário distanciamento físico entre professores e estudantes. Nesse sentido, usaremos a tecnologia como poderosa aliada no acesso e na socialização de produções nos diferentes campos de experiência e conhecimento, a fim de que sejam compartilhados entre todos os envolvidos no processo educativo. Além de favorecer experiências educativas individuais, algumas propostas pela via virtual estão sendo projetadas para também, progressivamente, promover a interação entre várias pessoas ao mesmo tempo, através de uma variedade de dispositivos tecnológicos e mídias eletrônicas.  Assim, possibilitamos que a construção e a troca de conhecimento sejam vivenciadas através de outras ordens e conexões, reconhecendo e valorizando as diferentes formas de ensino e aprendizagem.

De acordo com o que dispõe o Conselho Estadual, as atividades desenvolvidas neste período, fora do ambiente escolar e computadas para o cumprimento do previsto nos planos escolares e calendário letivo, serão planejadas, realizadas e registradas em consonância com o Projeto Pedagógico da Escola. Portanto, as modalidades de atividade online e educação à distância projetadas por nossa equipe pedagógica se manterão fiéis às  concepções de desenvolvimento, aprendizagem, ensino e avaliação do Colégio João XXIII.

Desse modo, garantidas as especificidades dos Núcleos da Infância e da Juventude, cada etapa/ano/série escolar terá uma programação própria, voltada às características, às necessidades e aos direitos de aprendizagem daquela fase de desenvolvimento. Tal  programação, bem como as  formas de acesso a ela, serão divulgadas em informativo dirigido às famílias nessa sexta-feira (20/3).

Por fim, importante lembrarmos que nossa  Escola nasceu da crença de que é preciso a união de uma comunidade inteira para educar crianças e jovens. Zilah Totta já afirmava que educação é obra comum entre família e escola. Estamos juntos no desafio de viver e transformar este período difícil em experiência de crescimento e aprendizagem não somente para nossas crianças e jovens, mas também para nós, adultos.

Que possamos combater o medo e o isolamento com a coragem e a parceria que caracterizam a filosofia humanista e inovadora do nosso João XXIII. Estamos, distantemente, juntos!

 

Atenciosamente,

Márcia Valiati e Rosane Rodriguez

Diretoria Pedagógica