Na quarta-feira, 17/10, a Biblioteca do Colégio João XXIII recebeu de presente o livro “Poetize 2018”. O volume, uma iniciativa do Concurso Nacional Novos Poetas, promovido pela Vivara Editora Nacional, foi ofertado pela autora do poema “Encomendados” (pág. 55) e mãe da Escola Ana Cristina Tietzmann. Na dedicatória, Ana escreveu “À Biblioteca do Colégio João XXIII, para que a poesia permaneça viva em cada um de nós”.   
 
Além de presentear a Biblioteca do João, Ana ofertou um exemplar para a Biblioteca da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, porque “foi lendo o livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, que surgiu a inspiração para o poema inscrito no concurso”, conta. “Agora meu poema faz parte da Biblioteca da Casa Fernando Pessoa”, comemora.  
 
Formada em medicina com especialização em psiquiatria, Ana também escreve poemas. “A literatura e a poesia sempre fizeram parte da minha vida. Escrevi alguns poemas na adolescência, mas somente em 2013 busquei um grupo de criação literária para desenvolvimento e estudo nesta área”, comenta. Em 2014, participou do concurso literário da Associação Brasileira de Psiquiatria e recebeu o prêmio de primeiro lugar na categoria de poesia. No final ano passado, se inscreveu no concurso nacional “Poetize 2018”. Essa edição recebeu mais de duas mil inscrições e “Encomendados” foi um dos 250 selecionados para participar da antologia.

As inscrições para a edição de 2019 estão abertas até 05/12/2018 e são aceitos todos os gêneros da poesia, incluindo prosa poética.