A proposta de trabalho do 1º Ano do Ensino Fundamental envolve a construção de um caminho de estudos e aprendizagens que nos impulsiona para a efetivação do projeto “Brincando a gente aprende”. O 1º Ano do Colégio João XXIII é assim. 

Considerando a escola como espaço de brincar e aprender, e a brincadeira como um espaço de apropriação e reelaboração da cultura, o projeto torna o lúdico um parceiro presente e integrado nas práticas cotidianas da sala de aula, possibilitando aos alunos um aprendizado prazeroso e condizente com a natureza do pensamento infantil, que concilia o necessário desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade com período único de ser criança. No 1° Ano a brincadeira aparece em dois contextos: brincadeira espontânea e brincadeira dirigida.

Nesse sentido, é indispensável um trabalho pedagógico voltado ao desenvolvimento do imaginário e da expressão através das diferentes linguagens, com atividade significativas e contextualizadas aos interesses e às necessidades do mundo infantil.