O Colégio João XXIII está entre as quatro escolas de Ensino Médio finalistas no concurso “Colégio do ano em espanhol, iniciativa do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil com o Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo. A proposta elaborada pela professora Letícia Finkenauer é a única do Rio Grande do Sul a chegar na segunda e última fase do concurso, que reconhece o trabalho educativo voltado para a melhoria da qualidade do ensino do espanhol como língua estrangeira em escolas públicas e particulares. “Estou muito feliz pela liberdade pedagógica e autonomia que o Colégio João XXIII proporciona aos professores, que conseguem criar aulas com significados culturais”, diz Letícia. 

No total, foram quase 100 inscrições recebidas. Em comunicado oficial, a comissão parabenizou Letícia e o João XXIII pela qualidade da proposta apresentada, pelo programa de espanhol e por todo o trabalho realizado em prol da promoção da língua e da cultura hispânica.   

Entre os prêmios estão viagem para Espanha, curso na universidade de Salamanca e a formação de uma rede de escolas de excelência no ensino do espanhol. As instituições de ensino pertencentes a essa rede poderão desenvolver projetos conjuntos relativos ao ensino de espanhol.