A Fundação Educacional João XXIII promove um encontro para mães, pais e profissionais da Escola refletirem sobre a PEC 06/2019, que propõe alterações no sistema previdenciário brasileiro. A roda de conversa, na terça, 11/6, às 19h, na sala 305, será conduzida pela advogada especialista em Direito Previdenciário e vice-presidente da Fundação, Aline Carraro Portanova. Também estarão presentes Amarildo Maciel Martins, especialista em Processo Civil com ênfase em Processo Constitucional e diretor Jurídico da Fundação, e Dão Real Pereira dos Santos, diretor do Instituto de Justiça Fiscal (IJF) e pai da Escola. 

Embora chamada de reforma, a proposta é "uma drástica alteração na Previdência Social", comenta Aline. “Serão dois momentos: o primeiro estrutural com a mudança de sistema que troca o Princípio da Solidariedade – em que toda a sociedade contribui para o desenvolvimento do país através da distribuição de renda – por um regime de capitalização em que cada pessoa se tornará responsável por seus eventos e futuro. Velhice, maternidade, invalidez vão se transformar em produtos bancários. Em um segundo momento, a discussão terá como foco as regras de tempo de contribuição, idade e o Fundo de Garantia de aposentados em exercício”, explica a advogada.

Consciente de que o conhecimento é ferramenta imprescindível para a tomada de posição, a Fundação promove o debate a fim de esclarecer a respeito de um tema tão complexo e sujeito a diversas interpretações.