Prezada comunidade escolar,

Diante do atual cenário da educação brasileira, nós da Equipe Diretiva, em consonância com a Equipe Técnica, com a Associação dos Professores (APJ) e com a Diretoria da Fundação Educacional João XXIII, reafirmamos o convite a toda comunidade para um redirecionamento de olhares e de ações voltados aos princípios que constituem o ideário pedagógico de nossa Escola, considerando sua indissociável relação com o contexto sócio-histórico em que vivemos.

Ser João XXIII, enquanto profissionais da educação, famílias e alunos, pressupõe o exercício de um posicionamento reflexivo e crítico alicerçado no legado desta Instituição e seu compromisso com uma causa social maior: o direito à educação de crianças e de jovens brasileiros, seja no âmbito do Sistema Público ou Privado de Ensino. 

Preocupados com o esvaziamento das políticas públicas de incentivo à educação, e com os constantes e indiscriminados ataques aos professores, entendemos ser necessário transitarmos dialogicamente em torno de temas que envolvam a educação e a democracia. “A educação só é plena na democracia e a democracia só é plena com educação.” (Frigotto) 

Com esta intenção, no dia 15 de maio, das 12h10min às 13h, nas salas 305 e 306, promoveremos um debate: João em Defesa da Educação, organizado pela APJ e Grêmio Estudantil, envolvendo toda a comunidade interna com o objetivo de criar redes dialógicas, simultaneamente, ao movimento nacional pela educação. 

Comunicamos que, neste dia, as atividades escolares permanecerão inalteradas, reforçando que, mesmo sem parar a educação, é preciso lutar por ela. 

Os professores da nossa Instituição terão espaço para se colocarem como protagonistas neste debate e também para além dos muros da Escola, sendo oportunizado que, quarta-feira (15/05), a partir das 18h, possam optar pela participação em manifestações alusivas à Defesa da Educação. 

Aos funcionários do apoio pedagógico, que trabalham além das 18h, também será favorecida a possibilidade de adesão aos manifestos da referida data, após o término das atividades junto aos alunos, conforme escalonamento da equipe. 

Reiteramos a esperança na compreensão e na união entre educadores, alunos e famílias em torno desta causa comum, pois “a educação não é somente a base para a democracia, mas é a própria justiça social.” (Anísio Teixeira)

 

Atenciosamente,

Equipe Diretiva,

Ianne Ely Godoi Vieira                                                                                                   

Márcia Elisa Valiati

Mirian Zambonato

Rosa Maria Limongi Ely