Comitê Covid-19 do Colegio João XXIII discute a volta das aulas presenciais

Na terça-feira, 12 de maio, aconteceu mais uma reunião do Comitê Covid-19 do Colegio João XXIII. Formado por 37 representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, o grupo refletiu sobre a retomada das aulas presenciais. “É um momento de muita incerteza, que deve ser acompanhado por uma análise criteriosa. A decisão precisa envolver a comunidade João XXIII”, fala Denilson de Oliveira, coordenador do Comitê e vice-presidente da Fundação Educacional João XXIII.

A reunião começou com a fala dos três médicos integrantes do grupo, Dr. Rafael Moraes, intensivista, e os especialistas em epidemiologia Dra. Eliana Wend e Dr. Ricardo Kuchenbecker, que está entre os profissionais de universidades que assessoram o governo do Estado no estudo de acompanhamento e combate dos casos da Covid-19.

Para o Comitê, independente da definição de protocolos, o mais importante é considerar as condições de risco dos profissionais e estudantes do João XXIII, bem como as circunstâncias de suas famílias. Eunice Kindel, conselheira da Fundação, sugeriu uma pesquisa para apontar o que mães e pais pensam sobre retorno das aulas presenciais.

Márcia Valiati, diretora do Colégio, ratificou a importância de ouvir os diversos segmentos e traçar medidas para garantir a segurança quando o retorno acontecer. Segundo ela, três dimensões devem ser observadas: o cuidado emocional e a saúde física; os cuidados estruturais, que são a definição e a implantação de todos os protocolos, incluindo treinar pessoas, informar estudantes e famílias; e os cuidados pedagógicos na construção da aprendizagem. “É importante pensar no retorno sem ansiedade. Precisamos ter segurança, especialmente, quando pensamos na interação humana, que é base do retorno da Escola. É necessário olhar para a comunidade interna que terá que ter, fundamentalmente, a capacidade emocional, física e técnica para acolher as crianças e os jovens do Colégio”, assegura Márcia.

Após a manifestação do governador, prevista para o dia 15 de maio, o Comitê voltará a se reunir de forma online.

Para mais informações sobre o assunto ou contato com o Comitê, use o e-mail ..