O Colégio João XXIII, a PUCRS, o Colégio Marista Rosário e a Escola Projeto uniram esforços para trazer a Porto Alegre o professor pernambucano Artur Morais, parceiro nos estudos sobre a aprendizagem e o ensino da Ortografia, bem como sobre alfabetização. Artur, que acaba de lançar o livro "Consciência Fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização", é o convidado da conferência e da formação docente voltadas para o assunto, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, na PUCRS. 

Dirigido para professores e coordenadores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para estudantes de Pedagogia, o evento será dividido em dois momentos. No dia 24, quando acontecem a conferência e o lançamento do livro, a partir das 19h30min, a entrada é gratuita. O curso, nos dias 25 e 26, das 19h30min às 21h30min, é de R$ 66,00. Interessados podem fazer as inscrições pelo link https://www.sympla.com.br/consciencia-fonologica-na-educacao-infantil-e-no-ciclo-de-alfabetizacao__626182

O evento afirma a importância do tema, especialmente no momento em que as instituições de ensino lidam com propostas autoritárias, baseadas em métodos fônicos ou afins, que não solucionam as questões da área.