A Copa do Mundo de Futebol Feminino, que começa na sexta, 7/6, na França, é tema de projeto desenvolvido pela equipe de Educação Física do Colégio João XXIII. O encontro com a atleta Eduarda Luizelli, ex-jogadora da seleção brasileira, abriu a programação na terça, 4, com os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. 

O preconceito e as diferenças existentes entre homens e mulheres praticantes e ou atletas do esporte estiveram na pauta da conversa com Eduarda que, atualmente, é coordenadora de futebol feminino do Sport Club Internacional. 

Para ela, a curva ascendente da modalidade “não tem mais volta”. Apesar de ainda terem que conviver com preconceito, as meninas têm mais oportunidades de se dedicar ao futebol, disse. Duda celebrou a equipe de Futsal feminino do João, algo raro na sua época de escola, e a profissionalização das atletas, como é o caso da ex-aluna do Colégio Helena Rodriguez Sampaio que, em 2017, com apenas 15 anos, foi convocada para a categoria sub-17 da Seleção Brasileira. Saiba mais aqui

Além do bate-papo com Eduarda, outras atividades estão planejadas com crianças e jovens de todas as etapas escolares. No dia 13/6, às 10h30min, acontece uma mesa científica com o professor Luis Lucini, Doutor em Psicologia Esportiva, uma árbitra de futebol e estudantes do Ensino Médio. Em seguida, às 11h30min, haverá o jogo entre professoras e a equipe de Futsal feminino. 

Para as meninas interessadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, um torneio está sendo organizado. Em breve, as datas serão divulgadas.