Esta quarta, 13 de junho, marca a data inicial da eliminação do uso do copo plástico no Colégio João XXIII. A iniciativa, encabeçada pelo Comitê de Relacionamento Socioambiental, é um desejo antigo e o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, “Acabe com a poluição plástica”, incentivou ainda mais a ação que tem dois objetivos.

A curto prazo haverá a substituição do copo plástico por copo de papel. No entanto, a vice-diretora geral e membro do Comitê avisa que “o objetivo é eliminar o uso de copos descartáveis e realizar uma campanha para que cada um traga a sua caneca para a Escola e torne-se  responsável por ela”. 

O Comitê fará ações no Colégio para conscientizar profissionais e famílias. A Cantina está sendo convocada a participar da campanha que tem o projeto “O Mundo Passado a Limpo” como fio condutor. 

“O Mundo Passado a Limpo” é o elo de todas as iniciativas voltadas para a preservação do meio ambiente e o consumo responsável realizadas no João XXIII.         

 

Saiba mais sobre o tema do Dia Nacional do Meio Ambiente de 2018

O tema “Acabe com a poluição plástica” pretende somar esforços à campanha “Mares Limpos”, da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o organismo internacional, metade do plástico consumido no mundo é descartável e pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos anualmente, afetando 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção.

Ainda de acordo com as Nações Unidas, se o problema do lixo marinho não for solucionado, em 2050, os oceanos poderão ter mais plástico do que peixes.  

Veja matéria da ONU a respeito