O corpo humano é o fio condutor da aula compartilhada entre estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Reunidas no Laboratório de Ciências, as turmas são acompanhadas pelos professores César Matos, de Biologia, e Marilei Weiss, de Ciências. Até sexta, 10/5, todas as turmas do 5º ano e da 3ª série vão passar pela experiência que busca enfatizar o protagonismo dos estudantes no Colégio João XXIII.  

Após a apresentação didática e divertida do professor César, as crianças e os jovens aprendem por meio das maquetes da 3ª série que representam a fisiologia do corpo humano. Organizados em pequenos grupos, os estudantes do 5º ano vão de mesa em mesa em busca do conhecimento a respeito de cada sistema representado nas maquetes.  

Além de ser uma oportunidade prática de um conteúdo, muitas vezes, teórico, a aula compartilhada incentiva a interação e a transmissão do conhecimento de forma horizontal. Para o professor César, “a experiência sensibiliza os mais velhos para a questão da transmissão de conhecimento e proporciona para os mais novos a dimensão das aprendizagens que estão por vir”. “Estou encantada com o vocabulário e as perguntas das crianças e com o acolhimento dos adolescentes”, diz a professora Marilei. 

O estudante João Boeira, da 3ª série, acredita que “a atividade não é uma experiência que se tem em todos os colégios. Ela promove a reflexão, a interação e a possibilidade de os jovens ensinarem os jovens. É um privilégio poder transmitir o que foi passado para nós”.

Um protótipo de células, que servirá para quando os mais novos chegarem ao Ensino Médio, no estudo de citologia, será o próximo projeto compartilhado pelo grupo.