As crianças do 1º Ano H tiveram uma aula de paleontologia na tarde de segunda, 10/9, no Colégio João XXIII. A atividade, conduzida pela equipe do Museu de Geologia do Serviço Geológico do Brasil, vinculado ao Ministério das Minas e Energia, e com sede em Porto Alegre, surgiu do interesse dos pequenos pelos dinossauros. “Tudo começou na Cantina, quando algumas crianças escolheram uma revista de Ciências sobre dinossauros. Junto com eles, fiz o mapa conceitual do projeto e muita coisa surgiu”, conta a professora Melissa Klein. Entre as observações dos pequenos, estava a de que “as patas dos dinossauros se parecem com as dos avestruzes”, lembra Melissa.  

Atenta às questões propostas pelos estudantes, a professora convidou a geóloga Andrea Sander para ministrar uma aula sobre as semelhanças entre os dinossauros e as aves. Para a surpresa da criançada, além do avestruz, as galinhas também têm patas muito parecidas com as dos dinossauros. “As aves são um grupo de dinossauros terópodes que evoluíram na era mesozoica”, disse o geólogo Bruno Horn ao grupo.      

Para não permanecer apenas na teoria, Andrea e Bruno trouxeram para os pequenos, réplicas de unhas de dinossauro, feitas especialmente para o momento. Patas, unhas e até fezes fossilizadas também fizeram parte das amostras trazidas para a aula.

Agora, as crianças vão partir para um estudo comparativo entre o corpo dos dinossauros e das aves com o corpo humano, buscando semelhanças e diferenças.“Procuramos respeitar assuntos do interesse do grupo, sem deixar de contemplar os conteúdos determinados pela base nacional curricular”, explica a professora.