Além de diversão, a programação em homenagem às crianças do Colégio João XXIII promove ações beneficentes por meio da 4ª Gincana Solidária, da etapa de 1º ao 5º ano. A iniciativa, que envolve todos os professores, acontece entre os dias 7 e 28 de outubro, no turno de aula. Com um viés humano e lúdico, a Gincana afirma a preocupação da Escola com a questão social, enfocando o respeito e incentivando o protagonismo e a integração dos estudantes de séries diferentes. 

Organizadas em equipes, as crianças participam de brincadeiras, partidas esportivas e ações solidárias que vão arrecadar donativos para a ONG Raça pra quê?, em Viamão; a Creche Arapeí (Escola Municipal de Educação Infantil) e o Projeto de Assistência ao Adolescente – Assmusol, ambos localizados Vila Cruzeiro. 

Nessa edição, as entregas das doações serão semanais e cada equipe deve contribuir com todas as entidades. As famílias podem apoiar os estudantes durante o recebimento dos materiais, na contagem dos pontos obtidos por meio das doações e em outros momentos da Gincana. Entre eles, estão a organização, decoração e recepção às crianças e aos educadores no lanche do dia 15 de outubro e a interação no recreio dos dias 18 (5º ano) e 21 (1º ao 4º ano). Mães e pais interessados em participar devem procurar a secretaria da Etapa até o dia 10 para compartilhar as ideias e fazer a inscrição.