Essa aula é uma viagem

Uma viagem de avião a São Paulo, estudos no Museu da Língua Portuguesa, uma aula de História ao vivo no Museu do Ipiranga - com direito a foto ao lado de Dom Pedro I em "carne e osso" - e uma visita à Pinacoteca. Os alunos da 8ª série do João XXIII viveram tudo isso em um único dia: uma longa quarta-feira, 15 de setembro. Antes das 6 horas, o grupo de 51 estudantes e quatro professores já estava no Aeroporto Internacional Salgado Filho, pronto para embarcar. A viagem, encerrada com o retorno a Porto Alegre, perto da meia-noite, marcou a primeira aventura do João além das fronteiras do Rio Grande do Sul. 

"A ideia do Projeto Cultural São Paulo - Essa Aula é uma Viagem surgiu de um sonho em dar uma aula no Museu da Língua Portuguesa", explica a professora de Português Sandra Nara Costa. Inaugurado em São Paulo no ano de 2006, o Museu apresenta o nosso idioma com as tecnologias mais modernas disponíveis nos maiores museus do mundo.

 

Aula viva em São Paulo

Recursos tecnológicos de última geração proporcionaram a leitura de textos e imagens do escritor português Fernando Pessoa nas paredes, no teto e no chão do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, para encanto dos alunos que participaram do Projeto Cultural São Paulo - Essa Aula é uma Viagem. No Museu Paulista, os estudantes foram surpreendidos por uma aula de História ao vivo, apresentada pelo professor Rogério Carriconde, caracterizado de Dom Pedro I.

"A viagem foi uma forma de apresentar a realidade aos alunos. Fiz uma encenação, com algumas falas de Dom Pedro, resgatando a história da Independência do Brasil. Foi uma surpresa para eles  me verem a caráter", conta o professor. "Eles entraram no espírito da aula e conseguiram fixar a atenção de uma maneira diferente e maravilhosa", lembra.

Na visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo, localizada também na Estação da Luz, no centro de São Paulo, os alunos conheceram alguns dos mais importantes quadros de artistas brasileiros. A Estação da Luz é um símbolo da riqueza paulista na época da cafeicultura.

"Os alunos estão dando continuidade em sala de aula de todo aprendizado que obtiveram em São Paulo", comenta a professora Sandra Nara Costa. Além dela, participaram do projeto os professores Rogério Carriconde (História), Luciana Pacheco e Ivone Bins (Artes) e a coordenadora pedagógica da 8ª série ao Ensino Médio, Mirian Zambonato, que voltou empolgada com o envolvimento dos alunos durante a viagem.

 

Presente de aniversário

Os alunos Arthur de Fraga Rocha e Gabriel Mar Pinto Wagner comemoraram seus 14 anos em pleno voo, com direito a Parabéns a Você cantado por todos os passageiros a pedido dos comandantes das aeronaves: "Eu adorei passar o dia do meu aniversário com os meus amigos e conhecendo lugares tão importantes de São Paulo. Foi muito legal quando anunciaram os nossos nomes e começaram a cantar Parabéns a Você dentro do avião", conta Gabriel. Arthur também gostou de ter uma festa no ar: "Foi uma forma diferente de comemorar o meu aniversário. O Museu Paulista me chamou a atenção porque lá pude aprender muito".