“Férias inteligentes” proporciona aprendizados para além do inglês

Para os 22 alunos integrantes do programa “Férias Inteligentes” de 2017, as férias de julho foram uma mistura de diversão e aprendizados múltiplos, indo além do estudo da língua inglesa. A 5º edição do intercâmbio escolar, uma parceria do João XXIII com a World Study, aconteceu entre os dias 15 de julho a 1º de agosto, em Vancouver, no Canadá, e envolveu alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. 

Durante 16 dias, o grupo teve aulas na Universidade de British Columbia (UBC) com jovens de diferentes nacionalidades, e experimentou a independência e a autonomia longe das famílias. “É um aprendizado que vai muito além do inglês. Os alunos amadurecem e a vivência na universidade pode influenciar nas escolhas futuras”, afirmou a professora Helena Cesar, responsável pelos alunos junto com a professora Renata Beduschi. 

A ex-aluna do João XXIII, Júlia Chaves, que vai cursar a faculdade de Relações Internacionais, no Canadá, é um exemplo de como o “Férias Inteligentes” pode incentivar a gurizada a estudar fora. “O programa foi a minha porta de saída para o exterior. Me incentivou a fazer um intercâmbio mais longo, de 6 meses, e esse a fazer a faculdade”, contou a ex-aluna, afirmando, ainda, que a experiência proporcionada pelo Colégio trouxe mais maturidade e responsabilidade.   

Entre os passeios turísticos da 5ª edição do “Férias Inteligentes”, está a viagem para as “Rocky Mountains”, importante cordilheira situada na América do Norte, entre o Canadá e os Estados Unidos.  

Realizado pela primeira vez em julho de 2012, o programa “Férias Inteligentes” é voltado para estudantes de 13 a 17 anos que desejam aprofundar o conhecimento na língua do país de destino. Além de ser organizado dentro do Colégio, o intercâmbio do João é diferenciado porque possibilita aos alunos vivenciar o dia-dia de universitários.