Este ano, a Festa Junina do Colégio João XXIII pretende resgatar o espírito comunitário presente nas festas realizadas pela Escola nas suas primeiras décadas. 

As famílias estão sendo convidadas a participar do evento que será realizado na tarde de sábado, 16 de junho, das 14h às 17h30min, de duas maneiras: colaborando com os tradicionais alimentos juninos, como bolo, pipoca e pinhão, e, também, por meio do atendimento nas barracas. “A raiz do João XXIII é comunitária e a Festa Junina deste ano é um resgate dessa característica. Os pais precisam se conscientizar de que a participação deles é importante e vai além de trazer o filho para a sala de aula”, disse a mãe e diretora Financeira da Fundação Educacional João XXIII, Andrea Tabajara Bichinho Trajano.

Em razão do número de pessoas que vêm à festa todos os anos, a comissão organizadora optou por manter a contratação de alguns serviços terceirizados, entre eles os que oferecem churrasquinho e churros.  Os recursos arrecadados serão utilizados no mobiliário do prédio 10, a ser construído ainda em 2018. 

Os organizadores estão contando com a adesão das famílias para trabalharem como atendentes voluntários nas 12 bancas pré-organizadas. Procure com antecedência a secretaria da sua Etapa e inscreva-se como voluntário. 
A ideia é que mães, pais e estudantes se revezem nas 12 barraquinhas de comida e de brincadeiras em três horários. A cada hora, haverá revezamento de duas pessoas para atender ao público. 

Além de despertar o espírito comunitário, a iniciativa pretende contribuir para o maior entrosamento da comunidade escolar. “É um convite para quem quer colaborar neste resgate do perfil comunitário da nossa Escola.  A cooperação é espontânea e deve ser prazerosa”, afirma a vice-diretora Maria Tereza Coelho. 

A montagem e a organização, assim como a abertura e fechamento das barracas, ficarão por conta dos profissionais do Colégio, que estarão disponíveis para auxílios eventuais. 

Tudo isto está sendo pensado por uma comissão especial formada pela Maria Tereza, pela orientadora educacional do 9º ao Ensino Médio Silvia Hervella, por Andrea Tabajara Bichinho Trajano, pelas professoras do 5º ano Rosane Rodriguez e Thaís Meditsh, pelo professor de Educação Física Paolo Franciozi, pela mãe e coordenadora financeira Ivana Depaoli, pelo pai e conselheiro Sérgio Shardong e pela professora Raquel Leão, de Língua Portuguesa. A entrada para a Festa Junina continua sendo a mesma: 1KG de alimento não perecível.  
 
Em caso de previsão de chuva para  16/6, a atividade será transferida para o sábado seguinte, 23/6. A avaliação será realizada na quinta-feira anterior, em 14/6, e, se for decidida a transferencia, haverá aviso no site da escola.