]

A primavera foi delas. No dia 16 de outubro, as vozes femininas marcaram forte presença no Festival de Música 2018 do Colégio João XXIII. Simbolicamente, um dos grupos vencedores (categoria banda cover da modalidade Juvenil) apresentou-se com esse nome: “Primavera delas”. Até mesmo a apresentação da noite ficou a cargo das estudantes Flora Lannes (8º ano do Ensino Fundamental), Paula Mendes e Maria Clara Lisboa (1ª série do Ensino Médio).  Entretanto, a lista de vencedores não deixou dúvidas de que o evento é uma festa da diversidade.

  • Veja mais abaixo fotos dos vencedoras/vencedores!

Apesar de contar com a organização dos professores de Música Marcello Soares, Mateus Chaves, Estêvão Grezzelli, Bob Bopsin e Ana Maestre – além da Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional – nos bastidores, o Festival joga todos os seus holofotes sobre os participantes. As crianças e os adolescentes são os protagonistas inquestionáveis, tendo liberdade para escolher repertório, acompanhantes e arranjos. 

A grande surpresa deste ano ficou por conta da predominância de músicas cantadas na língua mãe, o Português. “Nesta faixa de idade é comum uma tendência ao rock alternativo, mas aqui tivemos até MPB” constatou o violonista, compositor e professor universitário Thiago Colombo. Para ele, que estudou em uma escola onde era o único aluno músico, é reconfortante apreciar uma “saudável relação com a música” ente crianças e adolescentes.

Ele se referia à naturalidade com que estudantes das três faixas – Infantil (5º e 6º anos), Infanto-Juvenil (9º ano a 2ª série do Ensino Médio) e Juvenil (9º ano a 2ª série do Ensino Médio) subiram ao palco, competindo, mas também colaborando na apresentação dos colegas como instrumentistas ou vocalistas. A presença de alguns competidores com nível de educação avançadas também soma sem criar desníveis entre os participantes.

Eclético por natureza, o Festival 2018 trouxe um verdadeiro catálogo de gêneros e atitudes. Aconteceu tanto uma declaração de amor em forma de canção (“Sobre amor”, você, composta por João Pedro Abarno) até uma declaração de voto por parte das meninas do “Primavera é delas”, que pediram a platéia para “não deixar o ódio tomar conta do País”.

Vivaldi, Ludimila, Cazuza, Caetano Veloso, Chico Buaque, Luiz Melodia, Adoniran Barbosa, Clara Nunes, Mulamba, Reginaldo Rossi e grupo ABBA estiveram presentes nas vozes e na execução instrumental da gurizada. E o javali Pumba subiu ao palco - como um chapéu usado por Guilerme Sager, integrante do grupo “Leão da Meia Lua”, executor do tema do filme “Rei Leão”, para deleite da platéia que, como de costume, comportou-se como torcida organizada.

 

Vencedores:

Faixa Infantil

- Vencedores da categoria banda/cover:

1º The Cover 
2º Carol & Verdi 

- Vencedores da categoria Solo/cover:

1º Pedro Winter 
2º Ãngela Moymann 

- Composição própria uma única inscrição na Faixa Infantil: Banda Dark Light

 

Faixa Infanto-juvenil

- Vencedores da categoria intérprete solo/cover:

1º Clara Baracat 
2º Maria Eduarda Ferreira 

- Vencedores da categoria banda/cover:

1º Heróis Contra O Tempo 
2º CollorFull Division 

 

Faixa Juvenil

- Vencedores da categoria intérprete solo/cover:

1º Nathália Ross 
2º Isis Rospide 

- Vencedores da categoria banda/cover:

1º Primavera Delas 
2º Rick Sanchez´s Project 

- Vencedor da categoria canção original:

1º João Pedro Abarno com a composição Sobre amor, Você 
2º Ana Clara Tittoni com a composição Jogo das Sombras 

 

Saiba mais sobre esta edição 
Festival de Música terá 34 atrações