Final de trimestre é momento de reconexão, troca e partilha entre Escola e famílias

No Colégio João XXIII, o final do trimestre vai muito além das entregas de avaliações. É um momento de encerrar ciclos através de encontros que promovem uma importante troca entre família e Escola. Por isso, as últimas semanas foram intensas para a etapa de 1º ao 5º ano, que esteve envolvida com autoavaliações, “Conselho de Classe Participativo” e reuniões entre professores, pais e crianças.  

Depois de um trimestre inteiro de reflexões e propostas voltadas para a cidadania, os alunos representantes do 5º ano estrearam no “Conselho de classe participativo”. Ao lado dos professores e da Equipe Técnica, o grupo vivenciou, no dia 16, uma das primeiras oportunidades de representação de um grupo. “Eles se saíram muito bem, foram cuidadosos e criteriosos ao transmitirem as mensagens das turmas. O grupo acrescentou riqueza para este importante momento de troca entre crianças e professores”, falou a orientadora educacional Rosa Berruti, responsável, junto com as professoras tutoras, por preparar as crianças para o Conselho. Iniciado em sala de aula por meio da autoavaliação de cada estudante e da avaliação da turma realizada em grande grupo, o conselho pode ser considerado a ponta de um trabalho que começa anos antes e está focado na construção da autonomia, do pensamento crítico dos alunos.

Já para as crianças de 2º ao 4º ano, o grande desafio da finalização do 2º trimestre foi a reunião de apresentação do trabalho desenvolvido para as famílias.  As professoras regentes, com a participação da turma toda, realizaram no dia 23 de setembro, um momento único.  Em um formato nada tradicional, a reunião contou com o protagonismo das crianças, que escolheram o que e como contar.  “Elas se preparam e investem muito nesse momento. Além das famílias, é sempre um momento para nós, nos reconectarmos com o encantamento das experiências de aprendizagem que vivemos juntos. Nossas crianças revelam suas aprendizagens com muita propriedade e originalidade”, falou a coordenadora pedagógica da etapa de 1º ao 5º ano, Ianne Ely Godoi Viera.

No dia 7 de outubro, é a vez do 1º ano compartilhar com as famílias, professores regentes e especializados parte do aprendizado realizado até aqui.

Que venha o 3 trimestre!