A lagarta virou borboleta e está pronta para voar no céu do Ensino Médio. Para homenagear cada borboleta, os estudantes que em 2019 estarão no Ensino Médio, o Colégio João XXIII transformou o pátio central em um palco, onde cada um dos adolescentes teve sua conquista celebrada. “Fiquei feliz pela finalização de mais uma etapa e também por estar entre amigos”, comenta Rafaela Webster, da 9A. “Assistindo aos vídeos deu saudade. Percebi também o quanto já crescemos e conquistamos liberdade de expressão graças ao João”, afirma Camila Campos, estudante da Escola desde a Educação Infantil.      

Organizado pela coordenadora pedagógica Mirian Zambonato e pela orientadora educacional Silvia Hervella, o evento, realizado no final da tarde de terça, 11/12, além de homenagear os estudantes, marca as transformações vividas até aqui. “O projeto do 9º foi batizado de Projeto Metamorfose porque considera as mudanças significativas de crescimento de cada um. Os últimos traços de infância deram lugar a um novo corpo e a novas formas de compreender o mundo”, disse Silvia. 

Entre as principais características do Ensino Médio do João XXIII está a integração das quatro áreas do conhecimento. A “Mostra de Curtas: Uma Escola de Cinema”, desenvolvida na 1ª série do EM, é um dos projetos que promove o despertar de aprendizagens relacionadas com as diversas áreas do conhecimento, integrando as linguagens literária, visual e artística, assim como questões financeiras, musicais, naturais, éticas e estéticas. “Nossa ação educativa prioriza a formação de cidadãos protagonistas do hoje e do amanhã”, afirma Mirian. 

Veja vídeo em homenagem aos estudantes produzido pela Escola:

<>