A semana está sendo gratificante tanto para os estudantes inscritos nas diversas olimpíadas interescolares quanto para o Colégio João XXIII. O envolvimento dos alunos de diferentes etapas, desde o início de 2018, nas competições trazem, além de boas colocações, o reconhecimento do trabalho pedagógico realizado pela Escola. “Mais do que bons resultados e medalhas, comemoramos a participação dos alunos nesses eventos e acreditamos que o interesse deles é fruto de uma linda caminhada na construção do conhecimento”, acredita a coordenadora pedagógica da etapa de 1º ao 5º ano Ianne Ely Godoi Viera.  

As equipes do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental conquistaram medalhas na Olimpíada Internacional “Mathématiques Sans Frontières (OIMSF). O ouro, na premiação estadual, e a prata, na nacional, ficaram por conta da gurizada do 5º ano. Os estudantes do 6º trouxeram a prata e o bronze nas premiações estadual e nacional, respectivamente. 

Realizada em grupo, em abril, a prova foi resolvida na Escola e os professores de Matemática, inclusive o grande incentivador, o professor Luciano Stropper, acompanharam tudo de perto. “Eles foram corajosos e souberam trabalhar muito bem em equipe”, orgulha-se a professora de Matemática do 5º ano Daniela Passos. Para a estudante Eduarda Ortigara, muito mais do que medalhas eles ganharam experiência. “Nos organizamos em grupos em que cada um era responsável por uma parte. Enquanto uns faziam os cálculos, outros revisavam e passavam para a folha de resultados”, lembra.

Além da OIMSF, que envolveu do 5º ano do EF a 2ª série do EM, o Colégio está sendo representado, pela segunda vez consecutiva, na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Passaram para a segunda etapa, marcada para o dia 15 de setembro, na UFRGS, 12 estudantes do 8º ano do EF a 2ª série do EM. Assim como no ano passado, o grupo será acompanhado pelo professor de Matemática Cássio de Mello.    

Também pelo segundo ano consecutivo, estudantes do 9º ano do EF a 2ª série do EM do João se classificaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Desta vez quatro vão receber medalhas e, novamente, a professora Marina Valenzuela foi a responsável por apoior o grupo.                                                                                                              

Estreantes na Olimpíada Nacional de História do Brasil, as três equipes do 8º ano do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio do João que seguem na competição estão entre as 18 semifinalistas do Rio Grande do Sul. Passando para a próxima fase, os estudantes irão para Campinas, em São Paulo, participar da etapa final. “As questões são bem atuais e agregam conhecimento no momento atual. Através das provas, podemos olhar de forma bem pontual o que estudamos em sala de aula”, dizem as alunas Helena Figueiredo e Maria Clara Lisboa, do 8º ano e da 1ª série do EM, respectivamente. A professora de História Patrícia Dyonisio Carvalho é a responsável pela participação dos estudantes.        

No total, foram 407 inscrições, do 5º ano do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio, em cinco competições nacionais e uma internacional de diferentes áreas do saber. 

Próximas datas: 

- 6ª fase online da Olimpíada Nacional de História do Brasil – 10ª edição: de 18 a 23/06, no Colégio João XXIII 

- 2ª fase OBMEP: 15/09, na UFRGS

 

Lista dos estudantes:

“Mathématiques Sans Frontières" (OIMSF): 

Equipe do 5º ano do EF: Ouro e prata nas premiações estadual e nacional, respectivamente

Estudantes:

Amanda Silva Peroni,

Ana Lígia Felizardo Rodrigues de Morais,

Cecília Silveira Dornelles,

Eduarda Burille Ortigara,

Gustavo Vieira Bittencourt dos Santos,

Isabella Pinto Visalli,

Julianni Godoi Brino e 

Layza Prestes Michelin dos Santos 

 

Equipe do 6º ano do EF: Prata e bronze nas premiações estadual e nacional, respectivamente

Estudantes:

Lucas Seelig Althaus 

Pedro Moresco Ferreto 

Lucas Kauã Koepke 

Gustavo Lamego Coronel 

João Pedro Franco Marques 

Isadora Benites Stedill 

Francisco Messias Fernandes Barbosa 

Sofia Beineke Corrêa 

Izabelly De Lima Camargo 

Maitê Lamachia Mädke 

Santiago Guarisse Mascaro 

João Pedro Sigaran Schardong 

Nicolas Gomes Magalhães 

Guilherme Geschwandtner Padoa 

Anna Beatriz Taborda Sibulski 

 

Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas e Privadas (OBMEP): 12 estudantes do 8º ano do EF a 2ª série do EM passaram para a segunda fase marcada para o dia 15 de setembro, na UFRGS

Estudantes:

Nível 1 - 6º e 7º anos 

Sofia Beineke Corrêa 

Isabela de Cássia Rosa Wey 

 

Nível 2 - 8º e 9º anos

Caetano Monteggia Dias 

Guilherme Becker De Araujo Santos 

Artur Beineke Corrêa 

Gabriela Simon De Cenço 

 

Nível 3 - EM

Maria Clara Dos Santos Lisbôa 

Sofia Gattermann Santana 

Rodrigo Romani Gaiga 

Taís Martins Spieker 

Vanessa Dorfmann Aranovich 

Flávio França Leão De Araújo 

 

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA): quatro estudantes do 9º ano do EF a 2ª série do EM do João se classificaram

Estudantes:

Artur Beineke Corrêa 

Thaís Flôres Jesus 

Joaquim Abreu 

Vitor Peres Zanon Schmitt 

 

Olimpíada Nacional de História do Brasil - 10ª edição: três equipes do 8º ano do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio estão entre as 18 semifinalistas do Rio Grande do Sul

Estudantes:

Equipe Athenas do João

Valentina Luchetta 

Gabriel Stracke Oliveira 

Pietro Alberto Boscolo 

 

Equipe Fora você sabe quem

Bruno Gonçalves De Souza 

Helena Figueiredo Dos Santos Silva 

Arthur Feldman Ninov 

 

Equipe Nefertitis do João

Nathália Elaine Soares Macedo 

Maria Clara Dos Santos Lisbôa 

Marianna Tellini Aranha