A XVII Mostra de Curtas do Colégio João XXIII foi lançada na tarde de terça, 16/4. A noite de exibição dos curtas produzidos pelos estudantes da 1ª série do Ensino Médio, em outubro, é a ponta do projeto “Colégio João XXIII - Uma escola de cinema”, realizado nos componentes curriculares de Literatura, Língua Portuguesa, Redação, Arte, Línguas Inglesa e Espanhola. Baseado em contos literários, o trabalho desafia os estudantes a produzirem releituras das obras originais, servindo como base para os curtas. 

Além de transformar o Ginásio em uma grande sala de cinema, o projeto possibilita vivências acadêmicas ao propor que cada grupo seja responsável por todo o desenvolvimento do curta, do roteiro a edição. 

Neste ano, nove curtas serão apresentados para a comunidade escolar e o júri especializado. O evento é aberto para a comunidade escolar e indicado para maiores de 12 anos.

A proposta, uma iniciativa da Coordenação Pedagógica organizada pelos professores das disciplinas envolvidas, vai além da integração entre as diferentes formas de linguagem - literária e visual. “Colégio João XXIII - Uma escola de cinema” está voltado para o aprendizado integral do estudante, porque estimula à capacidade de mobilização em torno de um mesmo objetivo, o convívio com as diferenças, a resolução de problemas em grupo e o poder de imaginação, síntese, crítica e reflexão. “O fundamental são os processos de aprendizagens para a exibição de todos esses trabalhos. 

Saiba mais sobre o projeto: