Pelo 4º ano consecutivo, o Colégio João XXIII participa da campanha de arrecadação de tampinhas para o Instituto do Câncer Infantil (ICI). O turno integral Joãozinho Legal é quem organiza a ação na Escola, tanto durante a coleta quanto durante a doação. A novidade deste ano fica por conta das duas entregas previstas. A primeira delas aconteceu na terça-feira, 10 de setembro. “Com certeza vamos bater as 92.058 tampinhas entregues em 2018. Ainda não alcançamos porque fomos ao ICI antes de dezembro, mês que tradicionalmente fazemos”, acredita Michelle Zatar, coordenadora do Joãozinho Legal. 

As 87.936 tampinhas armazenadas em 192 galões de cinco litros foram entregues por 12 crianças e três auxiliares do Joãozinho Legal ao Instituto. Agora o material será vendido para unidades de reciclagem pelo Rotary Club de Gravataí e o dinheiro, revertido para projetos do Núcleo de Atenção ao Paciente do Instituto. 

No João XXIII, os galões seguem disponíveis para serem enchidos pela comunidade até dezembro. Semanalmente, enquanto uma turma do Joãozinho Legal é responsável por esvaziar os galões, os demais colegas e a equipe de dinamizadoras do turno integral se encarregam de separar as tampinhas. “Separamos as tampinhas por cores, porque o material separado vale mais”, explica Michelle.

A separação transformou-se em um momento de brincadeira, exploração e descobertas às crianças e a campanha, em um compromisso do João XXIII. Para a equipe do Joãozinho Legal, “é gratificante promover a ação e representar a nossa Escola”, diz Michelle. Para as crianças, a alegria é o sentimento mais descrito. “Achei muito legal. Me senti feliz e alegre”, fala Guilherme de Oliveira. “Eu senti que estava ajudando e foi bem legal. Eu vi também os ranchos que algumas famílias ganham uma vez por mês”, conta Henrique de Mello. “Me senti feliz porque as pessoas estavam felizes mesmo estando doentes. Achei legal que as pessoas podem doar um monte de coisas além das tampinhas: alimentos, roupas, sapatos, brinquedos, material de higiene”, descreve Helena Peres.

  • Saiba mais sobre a ação nos anos anteriores:

Tampinhas da solidariedade
João participa de campanhas em prol de pacientes com câncer
Tampinhas solidárias são entregues para o ICI