Estudantes do 6º do Ensino Fundamental até o Ensino Médio participaram dos

Os “Jogos Interséries”, uma iniciativa da equipe de Educação Física, Coordenação Pedagógica e Direção do Colégio João XXIII, mobilizaram estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio no final do mês de outubro e início de novembro.

Com o objetivo de incentivar ainda mais a participação e o engajamento dos estudantes, os “Jogos Interséries” inovaram ao oferecer Badminton misto para o 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, Beach Tennis e futebol de vídeo-game para o Ensino Médio. “A novidade está relacionada com a nova base curricular, que prevê, entre outras modificações, mais esportes de rede nas aulas de Educação Física”, explica o professor Luis Lucini, um dos responsáveis pelas inovações junto com os demais professores de Educação Física.

O resultado foi positivo. Estudantes que até então não se interessavam pelas modalidades tradicionais participaram ativamente das partidas de Badminton e Beach Tennis. “A Escola apoiou adquirindo equipamentos específicos e financiando a vinda de profissionais voltados para esses esportes durante o ano”, afirma Luis.     

Além das partidas, meninos e meninas se envolveram na escolha e organização das atividades. Por meio do Congresso Técnico, realizado pela equipe de Educação Física, os estudantes escolheram quais esportes cada ano e série iriam jogar. “Nessa ocasião, os representantes de turma votam nas modalidades e ficam responsáveis por repassar as regras da edição para os colegas”, comenta o professor Rogério Bohns.      

O protagonismo da gurizada também aconteceu nas partidas de vídeo-game, batizada de e-sports, e de Beach Tennis. Os estudantes Guilherme Sager e João Pedro Abarno Dias, da 2ª série do Ensino Médio, não só disponibilizaram os seus vídeo-games como colaboraram na organização junto com o professor Paolo Franciozi. No Beach Tennis, as regras foram estabelecidas com o apoio da estudante e jogadora Júlia Weber, também da 2ª série. O estudante do 7º ano e jogador de Beach Tennis, Augusto Simonetto de Oliveira, acha “legal o incentivo da Escola ao esporte” e está torcendo para que ele tenha vindo para ficar. Para o professor Luis “venceu o respeito pela diversidade e o protagonismo dos estudantes”.    

Saiba mais sobre o evento: 

9º ao EM: “Jogos Interséries” promovem partidas no final de quarta-feira, no João
Jogos Interséries acontecem em outubro
Jogos Interséries vão além da competição