Na quarta, 20, o Conselho de Alunos (CA) e o Grêmio Estudantil do João XXIII (GEJ) participaram de um bate papo muito especial com a jovem empreendedora Victoria Jardim. A guria de apenas 24 anos tem muito a ensinar para a gurizada, especialmente, porque a base de sua liderança foi construída no Colégio. Victoria cursou todo o ensino fundamental e médio na Escola e o CA formalizou sua entrada no mundo da representatividade. “O João teve papel muito importante na minha formação de líder e é bom contribuir para o desenvolvimento desse grupo”, diz.  

Além de contar um pouco sobre sua trajetória profissional - atualmente, entre outros projetos, *Victoria integra o Instituto Atlantus que pretende disseminar a filosofia liberal dentro da academia e no ambiente virtual-, ela abordou pontos importantes e deu dicas sobre liderança. “Ninguém nasce líder. Trabalhem os seus pontos fortes, mitiguem os fracos e tenham em mente qual o propósito a seguir”, recomenda a jovem.      

Para a psicóloga da Escola Maria Fernanda Hennemann, que acompanhou a atividade junto com a diretora Anelori Lange, e as orientadoras educacionais Denise Azevedo e Silvia Hervella, a fala da jovem “vem como esperança, principalmente, nestes tempos sombrios, porque aponta e abre caminhos”, acredita.     

Mais sobre o CA

Com o compromisso de dar voz aos estudantes por meio de reuniões mensais com a Direção, orientadoras educacionais, psicóloga e Grêmio Estudantil, o CA é um espaço de exercício das capacidades reflexiva e de liderança para além dos muros da Escola. 

Mesmo jovens, os integrantes do Conselho sabem de suas responsabilidades e limites enquanto representantes de turma. “Não lideramos ninguém, apenas representamos as turmas a partir do 5º ano da Escola”, dizem os participantes. 

O posicionamento do grupo em relação a papel que exercem enquanto membros do CA é uma mostra de que o trabalho realizado pelo João XXIII está gerando bons resultados entre a gurizada. “Nosso objetivo é oportunizar momentos para o desenvolvimento da postura ética, participativa e responsável do aluno", afirmam Silvia Hervella, orientadora educacional do 8º ano ao Ensino Médio.

*Victoria Jardim é Engenheira de Produção formada pela PUCRS. Trabalhou na FALCONI Consultores de Resultado entre 2015 e 2016, atuando em projetos de custos, despesas e gerenciamento pelas diretrizes. Em 2017 assumiu a Diretoria de Operações do Condomínio Agropecuário Itapororó. Participou da edição de 2016 do programa CEOx1 Dia da Odgers Berndtson. Foi presidente do Instituto Atlantos e coordenadora regional do Sul pelo Students For Liberty, instituição da qual é alumni.