Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo”, declarou a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, recém diplomada em Oxford e que, na adolescência, arriscou a vida pelo direito de estudar. Símbolo da luta pela educação e pessoa mais jovem do mundo a conquistar um prêmio Nobel, Malala é a inspiração do Núcleo da Juventude do Colégio João XXII no segundo semestre de 2020.

As atividades trazem a personalização do currículo, além do foco no protagonismo juvenil”, explica a coordenadora pedagógica do Núcleo, Ianne Ely Godoi Vieira. Entre as muitas novidades de julho, destaca-se o Protagonismo Juvenil em Debate, construído em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e dividido nos seguintes eixos: Cidadania e democracia, Enfrentamento à desinformação, Mulheres na política e Segurança do Processo Eleitoral.

As palestras dos profissionais da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), do TER, acontecerão via reunião Zoom, nos dias 10, 15, 16 e 21 de julho das 8h às 9h. A equipe de palestrantes será composta por Karen Fróes e Débora Vicente (Painel “Gurias na Política”), Rafael Ravazolo e Jônatas Costa (Painel “Me Engana Que Eu Posto”),  Flávia Falcão e André Ramos Filho (Painel “Papo Cidadania”), Luís Schauren e Ivan Quoos (Painel “Segurança do Processo Eleitoral”), além da servidora Selma Aguiar, responsável pelo organizacional.

Em julho, ocorrerá a posse do Grêmio Estudantil (GEJ), com a primeira eleição online da história do João. Durante o processo, a comunidade escolar terá acesso às plataformas eleitorais e acompanhará a escolha dos representantes de turma. Os estudantes do Núcleo da Juventude terão, ainda, oportunidade de conversar com diversos ex-alunos da Escola sobre suas trajetórias pessoais e a influência do Colégio em suas vidas.  

Opções, encontros e tutoriais

Com a proposta de personalização dos processos de aprendizagem, os estudantes poderão dispor das seguintes opções de Espaços Eletivos:

6º ano ao Ensino Médio - Clube de Ciências e Clube de Cinema;

6º ao 8º ano - Laboratório de Aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática;

5º ao 7º ano - Travel from home: a conversation clube, Roda de conversa em Língua Inglesa com enfoque em viagens “sem sair de casa”, Foco na conversação (quinzenal);

8º ano a 2ª série do Ensino Médio - Speak your mind, Roda de conversa em Língua Inglesa sobre os mais variados temas da atualidade, Foco na conversação (semanal). 

9º ano - Oficina de Música, Plantão de dúvidas e/ou Experimentos: Física;

2ª e 3ª séries - Plantão de Redação, Oficina de Criatividade;

3ª séries - Plantão de Redação, Plantão de dúvidas: Física, Plantão de dúvidas e/ou Experimentos: Química, Plantão de dúvidas: Literatura, Plantão de dúvidas: Matemática - #Te liga! Tudo sobre Enem e UFRGS.

O Planejamento Pedagógico de julho prevê encontros individuais com tutores/as, estudantes e famílias para conversas sobre a autoavaliação, sobre as notas parciais e sobre o processo de aprendizagem no período de isolamento social, entre outros temas.

Tudo isso sem esquecer dos tutoriais semanais – com exceção das semanas de entrevistas individuais - organizados para proporcionar o encontro, as trocas e a interação entre os estudantes e seus tutores, sendo mantida a prática de assembleias para pautas sugeridas pelos estudantes. De forma acolhedora, cuidadosa e gradativa serão iniciadas conversas sobre caminhos possíveis para um plano de retorno, mesmo sem uma data já estabelecida para tal.