Atento às necessidades das famílias e à conjuntura econômica atual, o Colégio João XXIII aprovou, na noite de terça-feira, 26 de novembro, junto ao Conselho Deliberante, reajustes abaixo da média dos últimos 3 anos para as mensalidades de 2020. A afirmação está fundamentada nos dados do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), que mostram aumento percentual médio nas mensalidades das escolas privadas em torno de 7,9%, em 2019, e de 8,9% em 2018. A pesquisa foi realizada com 137 instituições em todo o Estado, entre outubro e novembro de 2018. 

Em 2020, no João XXIII, os percentuais variam de acordo com a etapa escolar, com reajustes de até 5,25%. A decisão, que faz parte do ideal comunitário do Colégio, assegura reajuste de 5,25% para as mensalidades da Classe-Bebê; de 3,85% para os maternais e níveis; de 5,25% para a etapa do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, de 1,95% para o 5º ao 9º ano o Ensino Fundamental; e de 3,85% para o Ensino Médio. 

Para Aline Portanova, presidente da Fundação Educacional João XXIII, foi o planejamento orçamentário coletivo que possibilitou reajustes abaixo da média em relação a outras instituições. “Revisamos e revisitamos todas as rubricas com a intenção de analisar onde poderíamos diminuir e ou melhorar. Lançamos um olhar para a realidade da nossa Escola e também para o cenário econômico atual. Isso fez com que a gente conseguisse chegar a reajustes menores”, afirma. 

O grupo formado por mães, pais e por profissionais de diferentes setores do Colégio também refletiu sobre a os diferentes valores e as necessidades de cada etapa escolar, o que justifica o reajuste escalonado. Além do equilíbrio no orçamento do João XXIII, os percentuais são frutos do olhar individualizado para cada etapa. 

O tradicional desconto às famílias que anteciparem as mensalidades de janeiro a dezembro será de 5% em 2020. Famílias interessadas na redução, que dá um desconto real em torno a R$ 1.000,00, devem aderir à campanha até o dia 20 de dezembro, na Tesouraria da Escola. O desconto será concedido para as primeiras 45 antecipações.