Mostra de Curtas vai agitar o João na segunda quinzena de outubro

Faltam poucos dias para a Mostra de Curtas do Colégio João XXIII, que há 15 anos transforma o Ginásio em uma grande sala de exibição de curtas. O evento, marcado para o dia 16 de outubro, às 19h, é a ponta final do projeto interdisciplinar “Colégio João XXIII - Uma escola de cinema” realizado com a 1ª série do Ensino Médio. Inspirada em contos literários, a Mostra vai exibir 9 curtas para a comunidade escolar e para o júri especializado. O cineasta Jorge Furtado e a produtora Eleonora Goulart, pais de aluna da Escola; o roteirista Rodrigo Schuster; a produtora Priscila Guerra; a professora de Artes Cênicas Daniela Dutra e o ex-aluno e apreciador de cinema João Francisco Castro são alguns dos nomes confirmados para a mesa julgadora. 

A proposta, uma iniciativa da Coordenação Pedagógica organizada pelos professores das disciplinas de Literatura, Língua Portuguesa, Redação, Arte, Línguas Inglesa e Espanhola, vai além da integração entre as diferentes formas de linguagem - literária e visual. O projeto “Colégio João XXIII - Uma escola de cinema” está voltado para o aprendizado integral do aluno, porque estimula à capacidade de mobilização em torno de um mesmo objetivo, o convívio com as diferenças, a resolução de problemas em grupo e o poder de imaginação, síntese, crítica e reflexão. 

“A Mostra de 2017 será ainda mais festiva, porque há 15 anos este projeto dinamiza o currículo do João XXII. Esta pioneira iniciativa da Escola eleva as ações culturais e move as emoções dos participantes, agregando ainda mais valor ao ensino focado na aprendizagem colaborativa e contextualizada”, disseram Mirian Zambonato e Silva Hervella, coordenadora pedagógica e orientadora educacional respectivamente.

 

Contos transformados em roteiros na XV edição da Mostra: 

1. Clarice Lispector - Felicidade Clandestina

2. Guy de Maupassant – O Colar de Diamantes

3. Horacio Quiroga – A Galinha Degolada

4. Katherine Mansfield – A Casa de Bonecas

5. Lygia Fagundes Telles – Antes do Baile Verde

6. Lygia Fagundes Telles – Venha ver o Pôr do Sol

7. Machado de Assis – Pai contra Mãe

8. Machado de Assis – Uns Braços

9. Ruben Fonseca – Passeio Noturno