O sábado ensolarado foi o cenário perfeito para a comunidade escolar do João XXIII que se integrou à Mostra Cultural e à Feira do Livro. Iniciado na quinta-feira (dia 18), o evento reuniu alunos, familiares, professores e equipe técnica.

No ginásio de esportes, os pais conheceram vários trabalhos realizados pelos alunos, além dos projetos selecionados e premiados no V Salão UFRGS Jovem. Na Feira do Livro, no pátio, pais, avós e professores escritores foram homenageados e as crianças divertiram-se ouvindo histórias.  

A Feira, também foi o local da sessão de autógrafos dos alunos da 7 ª série. Apresentações de músicas e mostra de arte preencheram outros espaços da Escola.

A diretora Anelori Lange explica que a Mostra Cultural “é a oportunidade, que já se tornou tradicional, do João apresentar a produção dos alunos para os pais. Os trabalhos em arte, música e literatura representam o desafio intelectual proposto pela Escola”.

Veja, nas fotos, as atividades desenvolvidas durante a Mostra Cultural e Feira do Livro. 

JORNAL

Alice, diretamente do País das Maravilhas, vários Fernandos Pessoas escrevendo poesias, alguns gregos e árabes circulando entre colegas e apresentações musicais foram algumas das atrações da Mostra Cultural e da Feira do Livro realiza pelo João XXIII dia 20 de dezembro.

O evento, iniciado na quinta-feira (dia 18), reuniu alunos, familiares, professores e equipe técnica, e apresentou a produção da Escola em 2010. “É a apresentação, que já se tornou tradicional, do João de apresentar a produção dos alunos para os pais. Os trabalhos em arte, música e literatura representam o desafio intelectual proposto pela Escola”.

Na manhã de salão, a integração e a criatividade foram as marcas das atividades no ginásio de esportes, com a exposição de vários trabalhos realizados pelos alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e dos projetos selecionados e premiados no V Salão UFRGS Jovem.  Os alunos da 2ª série do EM apresentaram  os curtas-metragens desenvolvidos no projeto pedagógico uma Escola de Cinema.   
A Feira do Livro reuniu pais, avós e professores escritores com direito a autógrafos e histórias que encantaram os alunos. Os alunos da 7 ª série  transformaram-se em escritores e também autografaram suas obras.

Alunos desafiados 

“A Mostra é o momento em que os pais veem o que os filhos fazem na Escola. No João, nossos filhos são desafiados e se superam, em uma aprendizagem onde a vida está em primeiro lugar”, diz Maria Lúcia Lemos Lopes, mãe de Marina, da 8ª série do EF, e de Tiago, do 3º ano do EM. Maria Lúcia, de 52 anos, foi aluna do João XXIII a partir de 1965, segundo ano de atividades da Escola. Como mãe e ex-aluna, lembra que a Escola “respeita a individualidade do aluno e, ao mesmo tempo, ensina a pensar e não somente a competir no mercado de trabalho” conclui a médica Maria Lúcia.

O conhecimento leva à criatividade

“Sem aprendizado não existe criatividade. Aqui, o aluno constrói o conhecimento e desenvolve a sua criatividade, como se vê nesta Mostra”, garante Rita Monteiro Gazzo, mãe de Gustavo, de Victor, da 8ª série do EF, e de Gustavo, da 2º ano do EM.

Mostra Cultural sintetiza a Escola

“Acredito que a criatividade só é desenvolvida através da aprendizagem e isso é muito bem feito no João XXIII. A Mostra Cultural é uma síntese das atividades do ano”, afirma Vera Wagner, mãe de Gabriel, da 8ª série do EF, e de Pedro, da 2ª série do EM.

Integração entre alunos e familiares

“As famílias têm a oportunidade de conhecer todas as áreas da Escola durante a Mostra. É interessante ver alunos de todas as séries convivendo no ginásio de esportes”, explica Daniel Batista, pai de Vinícius, da Educação Infantil, e Bernardo, da 4ª série do EF.

Entusiasmo pela leitura

“Podemos ver o quanto a etapa de formação no João é diferenciada e a evolução de cada criança é rápida. As atividades com os livros aproximam os alunos da leitura”, assegura Sandro Oliveira, pai de Arthur, da Educação Infantil, e de João Victor, da 4ª série do EF. 

Clique aqui para ver as fotos do evento.