O Dia Internacional da Juventude,  12 de agosto, acordou com música e com ares de renovação no Colégio João XXIII. Às 8 horas, tomaram posse os novos integrantes do Conselho dos Alunos (CA), saudados pela Direção, pela equipe técnica e pelos educadores do Núcleo da Juventude, além dos colegas da gestão anterior e do Grêmio Estudantil (GEJ).

A canção Merceditas, interpretada na gaita por Mauricio Lutzemberger Chavannes, da 7E, abriu a cerimônia conduzida por Fernanda Radajeski, da Secretaria de Ensino. Esta “trilha sonora” faz parte do projeto Músicas para Acordar, lançado na mesma data. Coordenadoras, orientadoras e representantes do GEJ, Ana Laura Pretto e Vitor Zanon saudaram o grupo, lembrando a união da comunidade escolar mesmo em tempos de isolamento social. 

Logo, Gabriela Simon, Helena Silva, Larissa Both e Stella Farias, integrantes da gestão 2019 do CA, leram uma carta com o resumo do trabalho desenvolvido pelo grupo que, entre diversas iniciativas, conquistou o direito ao voto no Conselho Deliberante e organizou a Feira do Conhecimento, durante Mostra Cultural do ano passado.

Em 2020, devido à pandemia, a eleição dos representantes do CA ocorreu via on-line. A data da posse foi escolhida estrategicamente. O Dia Internacional da Juventude, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, atendeu à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, em 1998. O objetivo é despertar a sociedade e os governos mundiais para as questões diretamente ligadas aos jovens a partir de suas próprias demandas. Cada ano tem um tema. Em 2019, a data gravitou em torno da “Educação Transformadora” e, em 2020, do “Compromisso da juventude com a ação global”. Ambos têm ressonância na proposta pedagógica do João XXIII.

Para encerrar a manhã, os participantes ouviram mais uma apresentação do projeto Músicas para Acordar: a composição “Regra Três” executada no violão e cantada por Pedro Sandri Callegaro, da 2E. “Que pérola!” exclamou, entusiasmada, a diretora Marcia Valiati avaliando a manhã, em conversa informal com a equipe técnica, ao final do evento. 

Finda a cerimônia, começa o trabalho dos estudantes, que mesmo sem aulas presenciais, terão a missão de recolher, debater, organizar e encaminhar as contribuições de colegas. Os representantes do CA empossados no dia consagrado aos jovens de todos os continentes são:

Conselho de alunos de 2020:

6A

Luisa de Moraes Gomes Inghes 

Henrique Maciel de Àvila

 

6C

 Beatriz de Abreu Ziulkoski

Sofia Virti Coutinho 

Yasmim Tamiris Simon

 

6E 

Felipe Copetti Valli 

Vicente TonioloTrejes

 

7A

Bernardo de Araújo Consalter 

Bernardo Galo Pakter

 

7C

Caio Clavijo Mascolo 

João Paulo Becker Naud

 

7E

Laura De Oliveira Gandolfi 

Mariana Oliveira Flores

 

8A

Júlia Gomes Muñoz 

Laura PonsKuchenbecker

 

8C 

 Anita Giongo Generali

Sophia Moraes Eberhardt 

Yasmim Schuck Bizarro

 

8E

Elisa Johann Steffani 

Isadora Benites Stedill

 

9A

 Letícia Becker 

Larissa Neumann

 

9C

Pedro Henrique Pereira Gonçalves Custódio 

Vicente Schimitz Gewehr

 

9E

Amanda Boscaini Viegas 

Manuela Gerber Fontana

 

1A

 Marco Antônio MollCollar 

Khauan Luiz Fraga da Rosa

 

1C

Giovanna Plácido da Cunha e Borba

Lorenzo Anele Ouriques

 

1E

Maria Eduarda Ribeiro Ferreira e

Manoela Pont dos Santos

 

2A

 Luiza Richter Dendena 

Manoela de Oliveira do Couto e Silva

 

2C

 Mirella Scain Strzykalski 

Leila VeroneziCappellari

 

2E

Djovanna Silveira Teixeira 

Gabriela Leão Rupp

 

3A

 Paula de Moura Mendes e

Letícia Rodrigues Ferreira

 

3C

Laura Holosback Mariani e

Giovanna Falcão Gomes Ferreira