Neste ano, a parceria do Colégio João XXIII com a escola de teatro mantida por Adriano Baségio e colaboradores completa 20 anos. Atualmente sob o nome de “A_Barca – Escola Aberta de Teatro” é uma atividade extraclasse e organizada por faixa etária, para crianças a partir do 1º ano do Ensino Fundamental até adolescentes da 1ª série do Ensino Médio. 

A ideia é inserir o estudante dentro do universo do teatro, proporcionando contato com o jogo, as regras, os ensinamentos sobre construção de personagem e da narrativa, a entonação da voz e a improvisação. “Eu fico muito feliz em estar em um Colégio que aposta no conceito de arte-educação. Essas duas décadas dentro do João XXIII trouxeram frutos, entre eles está a crescente sintonia com os estudantes e suas famílias”, diz Adriano. 

O curso é semestral e, ao final de cada período, é apresentada uma mostra de teatro. Mais do que a oportunidade de mostrar o resultado do trabalho, o evento é um exercício no qual os alunos se colocam como cidadãos diante de um público especial, formado por familiares e amigos. “Temos um público cativo formado pela comunidade escolar, como estudantes que não fazem teatro, mas prestigiam o evento”, contou.

Atualmente, “A_Barca” conta com uma equipe formada pelos professores Lisiane Medeiros, Diego Machado e Julia Ludwig; e pela produtora Gabriela Almeida; que também faz a gestão do curso.

Interessados em fazer uma aula experimental, entre em contato por meio do  e-mail ., ou pelo telefone (51) 99280-8281. As aulas começam nesta semana!