Projeto da 3ª série do EM aborda temática da redação do ENEM

TEACHER FOR A DAY, de Inglês, transformou estudantes em professores. As aulas tiveram temas relevantes e uma delas abordou o tema da redação do ENEM


A 3ª série do Ensino Médio do Colégio João XXIII vivenciou, no segundo semestre do ano letivo de 2020, o projeto TEACHER FOR A DAY. Proposto pelo professor de Língua Inglesa Matheus de Moura, o projeto promoveu aulas invertidas, nas quais os estudantes foram os professores e os protagonistas. Organizados em grupos, os jovens escolheram temáticas variadas, desafiadoras e relevantes para as aulas. Tanto que um dos assuntos teve relação direta com a proposta da redação do Enem, realizada no domingo, 17 de janeiro. 

O grupo composto por Bruna Ferracini, Luísa Almeida, Luiza Souza, Marianna Aranha, Olívia Tavares, Vitor Pires e Yasmin Gomes, da turma 3A, abordou a saúde mental, tema da redação do ENEM 2020. Questões relacionadas ao estado psicológico das pessoas durante a pandemia, dados sobre a depressão no Brasil e no mundo, transtornos mais comuns e como se desdobram, fizeram parte da aula ministrada pelo grupo. “Fiquei feliz quando vi que o tema da redação abordava a saúde mental porque eu já tinha um repertório sobre isso, devido, também, ao trabalho que a gente fez em Inglês. Ajudou a agregar informações e a estruturar mais rápido meu texto”, relata Luiza Souza. 

O mais legal foi ver, de fato, que a Língua Inglesa foi muito além de conteúdos gramaticais ou vocabulário durante o projeto, pois colocou os estudantes como protagonistas das aulas, exigindo que se conectassem com a língua enquanto ferramenta para comentar questões da vida real, instigando o debate exatamente como funciona o ENEM”, fala o professor Matheus.