A semana foi intensa para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio João XXIII. Em menos de uma semana, a gurizada, acompanhada pelos professores Letícia Finkenaur, Adriane Corrêa Ramalho, Ibirá Costa e Artur Bergelt, atravessou a fronteira e desbravou três cidades uruguaias. A viagem, entre os dias 1º e 4 de julho, faz parte do projeto interdisciplinar que reúne Literatura, Filosofia, Sociologia e Língua Espanhola e Geografia. “Além de mostrar onde o Brasil e o Uruguai se encontram, o projeto de estudo e integração valoriza a memória e a experiência nas cidades por meio de histórias”, comenta a professora Letícia.   

Entre os locais e as cidades visitadas estiveram o Parque Nacional de Santa Teresa, na cidade de Castilhos, onde está situada a Fortaleza de Santa Teresa; a cidade litorânea Cabo de Polônio e Montevideu. 

Em Montevideu, o grupo participou do City Tour Panorâmico, que percorre pontos turísticos como o Palácio Legislativo, o Parque Prado e a Sede do Mercosul; da caminhada pela “Ciudad Vieja” e centro, proporcionando conhecimento sobre a história do Mercado Del Puerto, Plaza Matriz, Cabildo, Plaza Independência, Teatro Solis, Plaza Entrevero e Plaza Cagancha. 

Agradecidos pela iniciativa da Escola, os estudantes enviaram postais ao João. “Foram textos reveladores do significado da escola na vida deles e que emocionaram a Equipe Pedagógica”, fala a coordenadora da etapa, Mirian Zambonato. “João XXIII obrigada por ser lápis e papel e agora asas”, escreve a turma 3A.