Ao longo no ano letivo, o Colégio João XXIII promove diferentes projetos de leitura, cada um relacionado com as diferentes etapas de Ensino. 

O livro “A vida que a gente não vê”, resultado do projeto de leitura do 8º ano, está disponível na internet. O trabalho, que envolve todos os componentes curriculares, foi inspirado no documentário “Crianças invisíveis”, uma produção coletiva e apoiada pela UNICEF, e nas histórias dos moradores de rua de Porto Alegre que fazem o jornal “Boca de Rua”. 

Confira os textos dos alunos aqui "A vida que a gente não vê" e ou abaixo na versão disponível para download.

Projetos de leitura da etapa de 6º ao 8º ano:

O projeto interdisciplinar de estudos do 3º trimestre, no 7º ano, envolveu os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Geografia e História. As leituras obrigatórias envolvidas na realização do projeto foram as obras “A vida que ninguém vê”, de Eliane Brum, “Persépolis”, de Marjane Satrapi e “A metamorfose”, de Franz Kafka. Confira aqui o projeto na 

Realizou-se a leitura, o estudo e a produção de crônicas sobre os funcionários do Colégio a partir do livro “A vida que ninguém vê”. “A metamorfose” põe em questionamento os temas da existência, das invisibilidades, da solidão, por meio da construção de uma alegoria que está para além dos recursos metafóricos. As duas obras, junto a “Persépolis”, biografia em quadrinhos de Marjane Satrapi, se constituíram como uma tríade literária por produzirem, pela arte da palavra, questionamentos, provocações e um caleidoscópio de possibilidades de fazer o mais importante em educação: dar tempo e viver o tempo do pensar.

Para saber mais detalhes do projeto acesse página Projetos e busque Projeto interdisciplinar "O que pode um corpo?".   

II CHÁ LITERÁRIO

Realizado pela em parceria com o componente disciplinar Língua Portuguesa e Biblioteca, o Projeto Chá Literário envolveu os estudantes do 6º ano, durante o terceiro trimestre sobre o tema poesia . Na tardinha do dia 29 de novembro, em meio as arvores e num lindo pôr do sol, as famílias ouviram seus  filhos   declamarem poemas por eles produzidos . Também presente, declamaram poemas os pais  Carolina Netto Jardim , do 6º E, Luis Augusto Fischer, 6C e Richard Burgurff representando o 6º A.

 

 

 

 

 

 

Downloads: