Este ano, o tradicional Festival de Música do Colégio João XXIII acontece em duas noites. Os artistas do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental abriram o palco, na segunda-feira, 4 de novembro. Na terça-feira, 5, é a vez da gurizada do 8º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio animar a plateia.

Na primeira noite, 18 atrações surpreenderam o público pela qualidade musical e variedade de instrumentos apresentados. Dessas, oito conquistaram troféus de primeiro e segundo lugar nas categorias banda cover, solo cover e instrumental cover. “As apresentações estão muito qualificadas. Se eu fosse jurada, todas conquistariam o 1º lugar”, disse Lara Lutzemberger, mãe de Maurício Chavannes, que conquistou o 1º lugar na categoria Instrumental com o tema “La freccia del turchino”, do compositor Filippo Gambetta. Pressentimento ou não, o empate aconteceu no segundo lugar das categorias Banda Cover e Instrumental.  

No júri, um pessoal de peso para a comunidade escolar. Camila Orsatto, atualmente estudante de Música na UFRGS, ex-aluna e várias vezes vencedora do Festival, foi a primeira a compor a mesa. Em seguida, vieram João Pedro Abarno Dias, estudante do Colégio e presidente do Grêmio Estudantil; Carolina Soares de Abreu, musicista e professora do curso de Música da UFRGS e mãe de estudante da Escola; e Heloísa Marshall, ex-aluna e, assim como Camila, vencedora várias vezes do Festival.

O evento, organizado pela equipe de Música e Coordenação Pedagógica do João XXIII, foi apresentado por Ana Maestri, professora de Música, e Davi Soares, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental.

 

Confira a premiação:

Banda Cover:

1º lugar: Banda Mix

2º lugar: AB/CD e 4 Gorilas

 

Solo Cover

1º lugar: Beatriz Lumertz

2º lugar: Laura Fridel

 

Instrumental:

1º lugar: Maurício Chavannes

2º lugar: Mashed Topato e Pedro Winter