João na Feira

O feriado do dia 15 de novembro foi marcado pela presença do João na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os cordelistas do 5º ano abriram a programação referente ao Colégio, às 9h, na Tenda da Pasárgada (diante do Memorial do Rio Grande do Sul), com a apresentação do trabalho “Literatura de Cordel”. Na sequência, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental estrearam como autores, para além dos muros da Escola, às 12h, na Praça de Autógrafos, com a obra “Poesia e Arte”. 

Um trabalho interdisciplinar, que envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte e História, “Literatura de Cordel” foi apresentado para as famílias das 9h às 12h: às 9h, o 5º ano A; às 9h45min, o C; às 10h30min, o E; e às 11h15min, o 5º ano G encerra a atividade. Assim como o livro do 2º ano, os cordéis abordam temáticas do cotidiano dos alunos.    

O lançamento da obra coletiva “Poesia e Arte” é um marco na vida das crianças e um exemplo do protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento. “É um livro que traduz parte das experiências de aprendizagens vivenciadas pelas crianças e professoras. São palavras, temáticas, rimas e ilustrações que revelam a imaginação, a linguagem e as trajetórias escritora e artística dos nossos alunos, ganhando novos contornos”, falou orgulhosa a coordenadora pedagógica do 1º ao 5º ano, Ianne Ely Godoi Viera. Escrito em sala de aula, “Poesia e Arte” reúne rimas escritas pelas crianças sobre diferentes temáticas. A ilustração também é de autoria dos alunos. 

A gurizada do 4º também representou o Colégio na atividade "O Autor no Palco com Daniel Munduruku!", no dia 14. Já familiarizadas com o autor, em razão da leitura do livro “Memórias de índio – uma quase autobiografia”, as crianças representaram a Escola muito bem. "Nossas crianças fizeram perguntas e mais perguntas. Parabéns pelo lindo trabalho Marilei Weiss, Berenice Ludwig, Melissa Klein Abreu e Mariana Montano", disse a coordenadora da etapa, Ianne Ely Godoi Vieira.