Seminário de Formação 2020  reúne profissionais de todas as áreas

“Toda a vida é uma invenção própria. (...) Sou eu que decido quais são os pontos culminantes, os ápices da minha existência, ao olhar para o passado e escolher o que vai dar sentido ao presente e somar no futuro”. Esta frase da jornalista Eliane Brum foi citada pela Orientadora Educacional do 9º ano o Ensino Médio, Maria Fernanda Hennemann, na abertura do "Somos João - Seminário de Formação 2020 do Colégio João XXIII", ocorrida ontem, 13 de fevereiro. A atividade inaugural gravitou em torno do tema “Narrativas de vidas que se encontram e tecem o trabalho coletivo”. À tarde, os profissionais do Apoio Pedagógico e do Apoio Administrativo refletiram sobre o “Bem viver e trabalhar no João”.

O dia começou com um café compartilhado no pátio. Após, profissionais de todos os setores da Escola lotaram as salas 305 e 306 onde assistiram a um audiovisual com cenas de 2019, receberam calorosas boas-vindas da diretora, Marcia Valiati, da Vice, Rosane Rodriguez e da nova Equipe Técnica, devidamente apresentada, assim como os novos profissionais que ingressam na comunidade escolar em 2020.

O próximo passo foi, ao mesmo tempo, lúdico e desafiador. Divididos em grupos, os participantes do evento responderam e compartilharam as respostas de duas perguntas: “Como eu me sinto chegando aqui?” e “Que experiências da minha vida são marcas que eu desejo partilhar?”. Com base na proposta, cada grupo construiu uma “bandeira” com sua mensagem final. “Essa ideia emerge da cultura oriental. A mensagem é colocada em mastros, ao ar livre, para que os ventos carreguem as palavras”, explicou a coordenadora educacional da Educação Infantil ao o 1º ano do Ensino Fundamental, Hildair Garcia Camera, a Dadá. Na prática, ressaltou, a experiência proporcionou uma troca entre os participantes “que, na correria diária, têm pouco espaço para acessar a dimensão da sensibilidade”.

As atividades do Seminário de Formação 2020 prosseguem amanhã, quando professores e representantes do Apoio Pedagógico serão oficialmente apresentados às “Mudanças Pedagógicas projetadas para 2020 – Nova arquitetura educativa e administrativa”. Nos dias 17 e 18 de fevereiro, as atividades se prolongam por meio do trabalho interno dos Núcleos da Infância e da Juventude.