As crianças e as dinamizadoras do Joãozinho Legal bateram recorde ao arrecadar 92.058 tampinhas para o Instituto do Câncer Infantil (ICI). Os 203 galões de cinco litros cheios de tampinhas foram entregues na manhã de terça, 11/12, por 12 crianças e duas dinamizadoras acompanhadas pela coordenadora do Joãozinho Legal, Michelle Zatar. “A cada ano que visitamos o ICI para fazer a doação renovamos nossa vontade de ajudar e nosso sentimento de gratidão” diz a dinamizadora Cristiane Saldanha.

Para as crianças, a visita ao Instituto é uma aula de solidariedade e empatia. Helena Moretto, de 7 anos, percebeu o quanto a sua mecha de cabelo foi importante. “Vi as crianças que não tem cabelo e precisam de doação”, observa.  

Tampinhas entregues, o próximo passo é a venda delas em unidades de reciclagem pelo Rotary Club de Gravataí. Este ano, o valor recebido será revertido para projetos do Núcleo de Atenção ao Paciente do ICI. “É sempre bom doar para as pessoas que precisam de ajuda”, Nicolas Moraes, de 9 anos.  

O Colégio João XXIII integra a campanha desde 2016 por meio do turno integral Joãozinho Legal, que recolhe tampinhas de garrafas de água, refrigerante, leite e suco. Em 2017, foi arrecadado R$ 15.246,66, três vezes mais do que o valor arrecadado em 2016. Para 2018, a intenção é chegar aos R$ 30 mil. “Percebemos que se cada um doar um tijolinho construiremos um mundo solidário”, afirma a dinamizadora Sabrina Brino. 

Para o próximo ano, a ideia do Joãozinho Legal é estender a campanha. “Queremos incentivar a comunidade escolar a colaborar também com peças de vestuário, alimentos e material de higiene”, fala a coordenadora Michelle.    

Saiba mais sobre a participação do João nas campanhas anteriores: