Os Anos Iniciais carregam em si um potencial, a formação de uma postura de estudante. É nosso compromisso, em diferentes momentos, articular a curiosidade, a pesquisa, a construção do conhecimento, com a sistematização de conteúdos.

Assim, nessa perspectiva, o tema de casa revela-se mais uma experiência de aprendizagem. Entendemos que a concepção tradicional dos temas, vinculada com uma proposta apenas de repetição e sistematização, necessita de um redirecionamento. No contexto do cotidiano da sala de aula, isso representa um movimento de professores reflexivos e inquietos diante do seu lugar e do seu impacto na aprendizagem das crianças.

A temática tem sido foco de debate e estudo entre professores e Equipe que, especialmente, desde o ano passado, desafia-se na construção de caminhos singulares diante do tradicional tema de casa. Entendemos que os temas podem e devem desafiar o protagonismo, o estudo e as potencialidades de nossas crianças.

Confira abaixo um pouco mais sobre o processo de estudo realizado pela Etapa de 1º ao 5º ano em: 

Professores fazem júri simulado para refletir sobre o “tema de casa"

No 1º ano, o tema de casa é assim...

No 1º ano, os temas de casa iniciaram, diariamente, em abril e já são parte da vida de nossas crianças. É possível ver a abertura de um diálogo de encantamento entre família e Escola. Um caminho que começa a ser criado com uma prática diferenciada dos temas de casa, verdadeiras experiências de aprendizagem.

Confira o vídeo!

Downloads: