Aldo Fortunati, educador italiano e pesquisador da infância, irá compartilhar suas vivências com os professores do Colégio João XXIII. A recente obra “As crianças e a revolução da diversidade” e a pergunta “qual o currículo para a infância” serão os fios condutores do encontro na quarta-feira, 14 de agosto.

O protagonismo das crianças e a participação das famílias no cotidiano da escola também devem entrar na pauta de mais este encontro entre o Aldo e os professores, que fundamentam boa parte da rotina escolar na Pedagogia da Escuta, um dos focos da pesquisa do italiano. 

Na sua vasta experiência profissional estão a criação do Centro de Pesquisa e Documentação sobre a Infância “La Bottega di Geppetto”, em 1999 em San Miniato, Toscana; a presidência do Centro de Pesquisa e Documentação sobre Infância La Bottega di Gepetto, na cidade de San Miniato, a participação no Gruppo Nazzionale Nidi-infanzia, o cargo de diretor da área educacional do dell’Instituto degli Innocenti di Firenze e a coordenação de projetos de cooperação internacional na América Latina. 

Também assina os livros “Educação Infantil como Projeto da Comunidade” (2009), “A Abordagem de San Miniato para a Educação das Crianças” (2014) e “Por um Currículo Aberto ao Possível” (2016).