Para mergulhar no mundo de fantasias e mistérios da obra mais famosa do escritor inglês Lewis Carroll, alunos e professoras da 8ª série do João criaram o projeto Alice no País das Maravilhas - Um estudo literário, bilíngue, artístico e filosófico. Após lerem o livro, eles pesquisaram reportagens, artigos e críticas, além de assistirem ao filme do diretor Tim Burton. A reflexão resultou em uma peça teatral, apresentada no dia 24 de agosto, destacada na agenda de programação cultural do Segundo Caderno do jornal Zero Hora. O espetáculo fez parte de um conjunto de criações desenvolvidas pelo grupo: cenários, maquetes, ilustrações, poesias, redações, exercícios de desenvoltura, expressão corporal e comunicação.

Além da idealizadora do projeto, Sandra Nara Costa (Português), participaram os professores Marion Cruz e Alessandra Paschoal (Inglês), Ivone Bins e Lucianna Pacheco (artes) Luciani Comerlatto (Filosofia) e Cláudia Marques (Música). Os temas "didáticos" são constantes em Alice. A Física, por exemplo, é abordada através da relação da dimensão com o tempo e o espaço. A Lógica aparece no uso frequente do absurdo, a Filosofia, no enigma da identidade pessoal da personagem principal e a Linguagem, na ocorrência do problema de sentido das palavras.

Bem-vindo ao País das Maravilhas

Os alunos leitores produziram uma exposição na biblioteca da Escola, com a criação de miniaturas de trechos do livro, fotografias das personagens e réplicas de ambientes montados nos vários filmes feitos até agora sobre o livro de Lewis Carroll. Pôsteres com textos em inglês e imagens completaram a exposição.